Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 10-12-2018 às 17:03

Suicídio entre adolescentes preocupa pais e pedagogos

Dois casos recentes, em um tradicional colégio de São Paulo, chocaram e servem de alerta para o tema

| Creditos: PixaBay

A adolescência é uma época muito complicada em que diversas mudanças acontecem, e muitos jovens não conseguem lidar com as situações corriqueiras, bem como as frustrações, que eventualmente podem ocorrer. Com isso, o número de suicídios entre a faixa etária de 15 a 29 anos vem aumentando em níveis preocupantes, tornando-se a quarta causa de mortes entre adolescentes.   

Em menos de 10 dias aconteceram dois casos de suicídio em um colégio tradicional da Zona Sul de São Paulo. Essas tragédias circularam nas redes sociais e alertaram as pessoas quanto à essa questão.  

Muitas vezes pode ser difícil perceber se está acontecendo algo errado, por isso, é importante que os pais e pedagogos sempre mantenham essa discussão ativa e que consigam criar programas que previnem o suicídio, conseguindo ajudar o jovem antes de chegar ao extremo.

“Podemos perceber que essa angústia e atos impulsivos acontecem muito porque hoje em dia os adolescentes estão sendo preparados de uma maneira em que não conseguem desenvolver os próprios potenciais para lidar com as dificuldades da vida. É muito comum na atualidade, os adultos pouparem as crianças e adolescentes das dores do crescimento, e assim, os jovens ficam incapazes de lidar tanto com as sensações internas, quanto com as externas”, explica Débora Damasceno, psicanalista e diretora da Escola de Psicanálise de São Paulo.  

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.