Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 10-12-2018 às 17:39

Studio Pharus representará a América Latina no Venice Design

Dupla de criativos apresenta o experimento “Weightless Architecture”; Evento que integra Bienal de Veneza tem início em 26 de maio e segue até 25 de novembro

A dupla de criativos Marcio Mota e Cris Inoue | Creditos: Marcela Scheid

O Studio Pharus, sediado em São Paulo, representará a América Latina na Venice Design 2018, que integra a Bienal de Arquitetura de Veneza, a ser realizada entre 26 de maio e 25 de novembro. A dupla de criativos Marcio Mota e Cris Inoue, à frente do escritório, levará ao maior evento de design e arquitetura do mundo a instalação interativa “Weightless Architecture” - uma provocação sobre o diálogo entre o corpo e o espaço na arquitetura a partir de um experimento com o ar.

Marcio e Cris integram um grupo de 50 criadores internacionais, de 30 países diferentes, convidados a apresentar seus processos no icônico Palazzo Michiel, de frente para o Grande Canal, que cruza a cidade italiana em toda a sua extensão. Sob a curadoria de Camille Guibaud e Anaïs Hammoud, esta edição propõe uma reflexão sobre a materialização, modelagem e transformação do ambiente cotidiano. Um olhar sobre o design como conexão contínua entre corpo, objeto e espaço, que busca desafiar os visitantes a interagir com peças e instalações imersivas.

 

Processo

“Weightless Architecture” nasceu de uma investigação coletiva no Studio, sobre a relação entre a materialidade, a atividade humana, o espaço e a tecnologia. “Há um contraste na arquitetura, entre a permanência materialista e a área que ocupa. Na interseção, é o corpo humano que estabelece uma relação viva entre a existência da arquitetura e do espaço, quebrando a fronteira figurativa entre as construções físicas e o ambiente”, comenta Marcio Mota.

“Nosso objetivo com essa instalação era expandir composições bidimensionais para a tridimensionalidade, revelando possibilidades desconhecidas de fronteiras que geralmente envolvem e confinam. A crítica Rosalind Krauss, em ‘Escultura no campo expandido’, trata das linhas borradas entre a arquitetura e a ‘não-arquitetura’, o que norteou o início do processo de criação da instalação. Arte, design e arquitetura tornaram-se um espectro no qual Weightless Architecture reside. É um objeto tridimensional e iconográfico”, explica.

Cris Inoue completa: “Quisemos explorar as possibilidades de ‘moldar’ o ar, uma maneira de fazer um contraponto com as estruturas rígidas da arquitetura. Escolhemos três cores que de certa maneira representam a base da arquitetura de Veneza – o azul e a terracota, em referência à água e à argila, e o preto, que alude à pedra. Entre eles, um gradiente de leveza, que colore uma estrutura inflável de uma ponta à outra, criando uma relação entre esses materiais”.

A instalação foi concebida no Studio Pharus, espaço de experimentação artística mantido pela agência de design gráfico e inovação Pharus Bright Design. O Studio está instalado no histórico Edifício Esther, localizado em plena Praça da República, em São Paulo. “Entendendo que a liberdade é o estado natural da criatividade, temos um espaço dedicado à experimentação que forma a base de nossos resultados de projeto, para combinar artesanato com estética, método e intuição”, diz Inoue. Recentemente, a agência foi premiada por dois projetos - Rio Cello e Youtube Insights 2017 - no IF Design Award, conhecido como o Oscar do design mundial. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.