Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-09-2019 às 06:29

7 dicas para uma melhor convivência com alguém que sofre com a depressão

Fugindo da depressão. | Creditos: Shutterstock

Seja para quem sofre a crise depressiva ou para quem está ao seu redor, enfrentar a situação de tristeza e desconforto é muito difícil. A depressão pode afetar a todos em uma casa, de modo que sensibilidade e honestidade são importantes para lidar com os sintomas. 

Conselhos para quadro depressivo em casa

1. Conversem entre si
A depressão pode ser um assunto difícil de abordar, mas ser honesta com quem sofre é realmente importante. Gentilmente, tentar dizer que você está disponível para conversar a qualquer momento pode ser um bom jeito de começar.

2. Seja aberta e honesta
Se a pessoa tem agido de forma diferente, lhe pergunte como está se sentindo. Para alguns pode ser difícil perceber que o seu comportamento mudou, por isso, perguntar pode ajudá-los a fazer uma pausa para pensar realmente sobre o assunto.

3. Não culpe ninguém
É fácil ficar frustrado com membros da família, quando as coisas dão errado ou você sente que nem todos estão colaborando em casa. Porém, ficar chateada com todos só vai fazer com que se sintam pior e, são grandes as chances de que eles já estejam se sentindo culpados pela maneira como tudo tem acontecido.

4. Encoraje a buscar ajuda
Incentive a pessoa que sofre de crise depressiva a visitar seu psicólogo e lhe assegure de que você estará presente para dar apoio e suporte. Hoje em dia, existem muitas opções diferentes de tratamento para depressão, de terapias tradicionais até as mais holísticas.

5. Mantenham dieta saudável e prática física
Comer de forma saudável e fazer exercícios físicos são fatores importantes para o bem estar geral de qualquer pessoa. Incentive quem sofre de depressão a se manter ocupado e a cuidar de si. Isso pode fazer uma grande diferença para a sua saúde mental.

6. Seja paciente
Nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Assim sendo, tente ser paciente, use a criatividade para propor  diferentes momentos de lazer e reflexão, e nunca evite dar suporte.

7. Cuide de si também
Viver com alguém com depressão pode ser difícil às vezes, por isso, é importante cuidar de si mesma. Fale sobre seus próprios sentimentos, seja com amigos e família ou com um grupo de apoio. Tente ser forte, mas cuidadosa com seus sentimentos também.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.