Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 20-10-2018 às 08:36

Criações de Simone Oliveira são destaques em Milão e Paris

O artesanato evoluiu de hobby para atividade permanente e hoje é reconhecido até na Europa. Conheça a história de Simone Oliveira

Em agosto, a artista estará na terceira edição da ABCasa Fair, que será realizada entre 17 e 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Na ocasião, apresentará mais novidades. | Creditos: ABCasa

Há 18 anos, um hobby mudou os rumos da carreira profissional de Simone Oliveira e de sua família. Até então, a designer mineira trabalhava na lanchonete dos pais. Nas horas vagas, reciclava filtros de café utilizados no local. Com o tempo, aperfeiçoou suas técnicas de reciclagem do material, acrescentando ao seu repertório a fibra rami, em formato de barbante, e sucatas de ferro.

O artesanato de Simone, que passou a utilizar os produtos reciclados para fazer desde luminárias a itens variados para decoração, caiu no gosto dos consumidores. “Hoje meus pais trabalham comigo e temos um espaço de quatro mil metros quadrados, onde criamos os nossos produtos, além de mais vinte colaboradores”, destaca a designer.

Simone tem predileção pelo que é ou será descartado, o que foi utilizado e esquecido para sofrer a ação do tempo. Nas suas mãos, contudo, o que seria lixo vira joia, luminárias e artigos para decoração que, devido ao seu requinte, alcançou as feiras internacionais.

“Quando falamos que produtos tão sofisticados eram descartes, eles ganham valor. Ao evoluirmos, nossas criações deixaram de ser consideradas artesanato, pois infelizmente isso ainda é visto com preconceito. Mas, atualmente, trabalhamos com uma equipe de cinco artesãos que nos auxilia na criação das peças”, explica.

Para as criações, Simone e sua equipe utilizam materiais vindos de um ferro-velho de Barbacena (MG). Ela já chegou a reciclar uma tonelada para utilizar em suas peças. Tudo que não se consegue utilizar é trocado por outros materiais, fomentando a economia sustentável.

 

Ganhando o mundo

Duas peças assinadas por Simone Oliveira estiveram na Semana de Design de Milão, na Itália, realizada entre 17 e 22 de abril. Além dela, mais cinco artistas do Brasil foram selecionados para exportar na mostra Be Brasil, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A mostra ocupou o ‘Spazio Edit’ e destacou os principais atributos competitivos do design nacional – criatividade, inovação e sustentabilidade –, nos segmentos de mobiliário, design de produto, objetos de decoração, iluminação e rochas ornamentais.

Simone conta que sua marca é sustentada pelos pilares ecológico, sustentável e sofisticado. Muitas vezes, ela se apoia em revistas conceituadas para se atualizar sobre as tendências, tanto de cores, como das formas. “Estamos sempre lançando coisas novas. Atualmente, também fazemos palestras sobre o tema”, conta.

Além da mostra de Milão, no mês de janeiro cinco produtos de Simone Oliveira estiveram em exposição na Maison & Objet, maior feira de decoração e design da França, realizada em Paris.

A designer conta que aprecia estar presente em feiras do ramo, pois são nesses ambientes que acontecem as trocas criativas. “Muitos profissionais vêm falar comigo, como engenheiros e arquitetos. É muito importante esse contato”, diz.

Em agosto, a artista estará na terceira edição da ABCasa Fair, que será realizada entre 17 e 21 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Na ocasião, apresentará mais novidades.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Maria Bernadete Janete . 29-04-2018 22:22hs

Além do parentesco tua mãe Teresa Piloto amigas desde a infância Duas guerreiras encantadoras de uma personalidade tamanha e amam o que fazem é a razão de tanto sucesso e elas merecem. Que Deus as abençoe sempre.