Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-05-2018 às 03:10

Prêmio incentiva crianças a escreverem sobre o futuro

Quinta edição do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico já está com inscrições abertas

| Creditos: PixaBay

O V Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico, mais conhecido como “Prêmio Espantaxim”, já está com inscrições abertas. Considerado o “Jabuti” da Literatura Infantil, o concurso idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo terá como tema: “Futuro – Visão para um Mundo Melhor”. Podem participar crianças de 7 a 12 anos, que serão “convidadas” a “embarcar” em uma “máquina do tempo” e ir até o ano de 2050, para escrever: uma história, imaginando como estará o mundo com os potenciais impactos dos avanços tecnológicos; uma mensagem, com a visão da criança participante sobre o futuro; ou então, uma poesia, falando o que deseja para um mundo melhor.  

De acordo com Dulce, a proposta do V Prêmio Espantaxim é apresentar um retrato do futuro a partir da visão das crianças participantes, considerando fatores como as rápidas transformações tecnológicas atualmente em curso e seus reflexos no cotidiano. “A tecnologia evolui dia a dia e interfere em diversas áreas e atividades, inclusive nos processos de Educação e aprendizado”, explica. “Queremos estimular as crianças que formarão as futuras gerações a expressarem como estão assimilando essas mudanças e, em meio a esse contexto, lembrar que é preciso sempre cultivar e valorizar as relações humanas”, completa a escritora.

Além de incentivar as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita, outros objetivos do Prêmio Espantaxim 2018 são: valorizar a importância do livro (impresso ou virtual); ampliar o vocabulário; estimular a criatividade e a imaginação; e revelar autores do futuro; entre outros.

O Prêmio Espantaxim foi criado em 2010 e acontece a cada dois anos. Está em sua quinta edição. Os temas anteriores foram: “Guardiões da natureza” (2010); “Olimpíadas” (2012); “Música” (2014); e “Brasil, gigante pela própria natureza” (2016). 

 

Informações sobre o V Prêmio Espantaxim

Para participar, é necessário ler o regulamento completo do concurso, que pode ser acessado no site.  

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.