Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 15-09-2019 às 10:03

Vitamina C reduz a progressão da Catarata, comprova pesquisa

A equipe examinou dados de mais de 1.000 pares de gêmeos do sexo feminino no Reino Unido para conseguir o resultado esperado. | Creditos: Shutterstock

Uma dieta rica em vitamina C pode reduzir em um terço o risco da progressão da catarata, sugere um estudo publicado no Ophthalmology, jornal da Academia Americana de Oftalmologia. A pesquisa também é a primeira a mostrar que a dieta e o estilo de vida podem desempenhar um papel maior do que a genética no desenvolvimento de catarata e de sua gravidade.

“A catarata ocorre naturalmente, em decorrência da idade o cristalino torna-se opaco. Apesar da grande evolução da cirurgia moderna de catarata, a moléstia permanece a principal causa de cegueira global”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, que lançou, recentemente, o livro Cirurgia de Catarata com Femtosegundo, CICAFE, pela editora Cultura Médica.

Pesquisadores do King College, de Londres, analisaram se determinados nutrientes dos alimentos ou suplementos podem ajudar a prevenir a progressão da catarata. Eles também tentaram descobrir se fatores ambientais, tais como a dieta, importavam mais ou menos que a genética nesse processo.

A equipe examinou dados de mais de 1.000 pares de gêmeos do sexo feminino no Reino Unido. As participantes responderam a um questionário alimentar para controle da ingestão de vitamina C e de outros nutrientes, incluindo as vitaminas A, B, D, E, cobre, manganês e zinco. Para medir a progressão da catarata, imagens digitais foram utilizadas para verificar a opacidade do cristalino das participantes do estudo, em torno dos 60 anos de idade. Os pesquisadores realizaram o acompanhamento de 324 pares de gêmeos por cerca de 10 anos.
 
“Durante o curso da pesquisa, as dietas ricas em vitamina C foram associadas com uma redução de risco de 20% da catarata. Após 10 anos, os pesquisadores descobriram que as mulheres que relataram consumir mais alimentos ricos em vitamina C tiveram uma redução de risco de 33% da progressão da catarata. Os fatores genéticos foram responsáveis ​​por 35% da diferença na progressão da catarata. Fatores ambientais, tais como a dieta, foram responsáveis ​​por 65%. Estes resultados tornam o estudo o primeiro a sugerir que os fatores genéticos podem ser menos importantes na progressão da catarata do que pensávamos antes”, informa o diretor do IMO.

Segundo os pesquisadores, a vitamina C inibe a progressão da catarata devido às suas propriedades antioxidantes. O fluido dentro do olho é normalmente elevado em vitamina C, o que ajuda a evitar a oxidação, que encobre o cristalino. Mais vitamina C na dieta pode aumentar a quantidade presente no fluido em volta da lente, proporcionando proteção adicional. “Os pesquisadores observaram que os resultados referem-se apenas ao consumo de nutrientes através dos alimentos e não de suplementos vitamínicos”, destaca Centurion.

“A descoberta mais importante do estudo foi que a ingestão de vitamina C, a partir de alimentos, parece proteger contra a progressão da catarata. Embora não possamos evitar totalmente o desenvolvimento da catarata, podemos atrasar seu início e manter o seu agravamento significativamente, sob controle, pela ingestão de uma dieta rica em vitamina C”, diz o diretor do IMO.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.