Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 18-07-2018 às 19:57

Visita pet leva carinho, alegria e saúde a idosos

Convivência com cães traz benefícios para os idosos, como a melhora no sistema imunológico, no humor e na disposição, além de ser prazerosa para os bichinhos também

Entre os benefícios do contato com os pets, destaca-se a melhora do humor devido à liberação de endorfina que provoca relaxamento, sensação de conforto, calmaria e ânimo. | Creditos: Divulgação: Target Estratégia em Comunicação

Um simples carinho em um pet já provoca um efeito imediato no organismo humano. Segundo estudos, essa interação traz benefícios à saúde física e emocional das pessoas, como a redução da pressão arterial, o controle da hipertensão e do estresse. Para deixar a vida dos idosos mais alegre, a Cora Residencial Senior, a maior rede de instituições de longa permanência para idosos da América Latina, recebe todo mês em suas unidades a visita dos pets da Cão Cidadão.

 

Leia mais:

Dicas para viajar com o seu pet

Prepare seu cachorro para a chegada do bebê

 

“Hoje sabemos que o animal de estimação melhora vários aspectos da saúde do idoso. Os ganhos são percebidos no humor, na memória, na socialização e até mesmo no melhor controle de doenças crônicas como a pressão alta e o diabetes. A literatura médica mostra que idosos que têm contato com animais são mais funcionais e independentes, o que reforça a importância dessa relação tão especial”, afirma o Dr. Rodrigo César Schiocchet da Costa, geriatra da Cora Residencial Senior.

“Eles enchem o coração da gente de alegria e são uma companhia sincera, dão carinho e não pedem retorno.”, conta a dona Neuza Antoniazzi, residente da Cora Ipiranga.  Ela e os amigos costumam formar uma roda para receber, brincar, jogar bolinhas e dar petiscos aos pets.

 

Cuidados

Para a companhia dos bichos, não há contraindicação. Precisa só tomar alguns cuidados, por exemplo, se a pessoa tem uma doença respiratória um pouco mais avançada, às vezes, o pelo pode desencadear uma alergia, um acesso de tosse. Outra coisa é que, como idoso tem a pele mais frágil, as unhas dos animais precisam estar sempre aparadas para não arranhar. As vantagens desse contato não são apenas para as pessoas. Os cães que participam adoram receber carinho e a interação acaba sendo prazerosa para eles também.

 

Os benefícios:

1 - Motiva a convivência social e dribla o isolamento.

2 - Contato com os pets diminui os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

3 - Ajuda a combater o estresse e depressão.

4 - Estimula a atividade física, com passeios ou brincadeiras.

5 - Traz alegria e faz companhia.

6 - Desperta boas memórias e ajuda os idosos afetivamente.

7 - Melhora do humor devido à liberação de endorfina que provoca relaxamento, sensação de conforto, calmaria e ânimo.

8 - Fortalece o sistema imunológico.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.