Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 26-08-2019 às 00:33

Documentário retrata 10 anos de fotógrafo com mestres da yoga

Filme será exibido nesta terça-feira (10) no Festival do Rio, na mostra Panorama do Cinema Mundial

O filme coloca questões humanas a partir da perspectiva atual e as mistura com elementos de movimento e som experimental, o que resulta em uma nova visão da arte da yoga.  | Creditos: Divulgação: Giusti Comunicação

On Yoga: Arquitetura da paz é o novo filme e primeiro documentário do diretor brasileiro Heitor Dhalia.

Baseado no livro “On Yoga: The Architecture of Peace” (editora Taschen/2015), do renomado fotógrafo norte-americano Michael O'Neill, chega no dia 9 de novembro aos cinemas brasileiros. O documentário conta a história dos dez anos em que o autor passou registrando os grandes mestres da yoga. 

 

Leia mais:

Brasileiro mais ouvido no mundo lança turnê na China

Nova Garagem recebe última edição da Feira Vinil Vivo


Em uma produção da Paranoid Filmes, Urso Filmes e Michael O'Neill Studio, formando assim uma coprodução Brasil-Estados Unidos, On Yoga: Arquitetura da paz foi um dos finalistas da categoria no londrino Raindance Film Festival, que marcou sua estreia mundial. No Festival do Rio, o projeto de Dhalia estará na mostra Panorama do Cinema Mundial. 

O filme foi idealizado como uma extensão profunda da obra original, ao colocar questões humanas a partir da perspectiva atual e misturá-la com elementos de movimento e som experimental, o que resulta em uma nova visão da arte da yoga. 

No início de 2016, Heitor Dhalia e Michael O'Neill viajaram juntos para conduzir entrevistas com gurus e grandes mestres da yoga em várias partes da Índia, incluindo o Festival Internacional de Yoga em Rishikesh, bem como o Mela Festival Kumbha, em Haridwar. Já no mês de junho do mesmo ano, cineasta e fotógrafo finalizaram as filmagens do documentário em Nova York, onde conversaram com grandes pensadores, médicos indianos e americanos, além de professores iogues. 

“O mundo vive grandes conflitos, existem muitas perguntas a serem respondidas. Foi muito interessante ouvir o que os grandes mestres da yoga têm a dizer sobre tudo isso, sobre a vida e a espiritualidade. A obra do Michael é o melhor livro de fotografia do mundo já feito sobre a yoga. Quando o Alcir Lacerda Filho, produtor da Urso Filmes, me convidou para o projeto fiquei muito empolgado em ir mais a fundo nesse universo. O filme é visualmente muito interessante e traz discussões filosóficas e contemporâneas muito importantes”, comenta o cineasta Heitor Dhalia. 

“Trata-se do primeiro projeto internacional da produtora e uma ótima chance de iniciar a parceria com a Paranoid, num momento em que precisamos olhar para o mercado internacional. Acompanhei de perto como a yoga e a meditação transformaram a vida do Michael, permitindo seu retorno à fotografia, resultando num livro fascinante. Apresentei o Heitor a ele e vimos a oportunidade de produzir um documentário que retrata a importância e grandiosidade do mundo da yoga”, comenta o sócio e produtor da Urso Filmes, Alcir Lacerda Filho. 

“Além do tema e de todo o background que o Michael traz ao projeto, com o livro, como praticante e profundo conhecedor da yoga, soma-se o olhar e o conhecimento de dramaturgia do Heitor, o que resultou em uma história linda e rica. Do ponto de vista da produtora é também uma oportunidade muito boa de começar a explorar o mercado internacional com um produto rodado em inglês, que já nasce com esse potencial de venda para o mercado externo. Acho que essa conjuntura de câmbio vai abrir muitas janelas para um produto bem feito e de tema universal”, ressalta o sócio e produtor executivo da Paranoid, Egisto Betti. 

 

Curta o Portal Rosa Choque no Facebook

 

Michael O'Neill é um dos fotógrafos mais respeitados do mundo. Ele trabalhou muitos anos para as publicações Fortune, Vanity Fair, The New York Times Magazine, Life, Rolling Stone, Time e Newsweek, além de inúmeros outros clientes, para os quais fotografou grandes artistas e celebridades. Depois de uma carreira de 35 anos carregando sua câmera, torcendo seu pescoço e comprometendo a sua postura, ele precisou passar por uma cirurgia em sua coluna vertebral. O procedimento, no entanto, resultou na paralisia do seu braço direito. O'Neill poderia ter aceitado seu destino e o final de sua carreira, mas ele escolheu outro caminho: estudar meditação, usar hidroterapia para recuperar o movimento e a yoga para equilibrar o sistema nervoso. Após um ano, ele foi capaz de mover seu braço novamente. Foi assim que a yoga e a meditação tornaram-se indispensáveis em sua vida, começando essa jornada, que agora será compartilhada com o Brasil.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.