Jornal Rosa Choque
Publicidade

Saiba identificar o câncer de mama nos pets

Fêmeas de cachorros e gatos também podem desenvolver a doença. Material de download gratuito ensina a fazer o exame nos bichos domésticos

Ao perceber qualquer anormalidade, o tutor deve procurar imediatamente veterinário de confiança. | Creditos: Shutterstock (montagem)

Outubro é o mês da conscientização do câncer de mama e de colo de útero nas mulheres. Mas você sabia que cachorras e gatas também sofrem com esse mal? 

 

Leia mais:

Cuidados com a Osteoartrite Canina

O cachorro é a cara do dono

 

Pensando nos mais de 132 milhões de animais domésticos que dividem as casas com as famílias brasileiras, o Crematório PET Vaticano criou um material que mostra como prevenir e identificar sintomas do câncer de mama nos bichinhos de estimação. O documento pode ser baixado gratuitamente no link.

A melhor forma de prevenir a doença é a castração precoce. Nas fêmeas de cachorros, a castração reduz a menos de 1% as chances de desenvolver tumores mamários. Para gatas, se castradas antes do primeiro cio, as chances de terem câncer de mama reduzem em até 91%. Já o uso de anticoncepcionais hormonais não é recomendado; aliás, o anticoncepcional é uma das causas do câncer de mama nos animais de estimação.

 

Curta o Portal Rosa Choque no Facebook

 

Assim como nos humanos, o tratamento da doença é longo e doloroso. É preciso fazer cirurgia para a remoção dos tumores e, muitas vezes, complementar com sessões de quimioterapia. O diagnóstico precoce ajuda na sobrevida e também na duração do tratamento. Os tutores podem fazer exames nos seus pets mensalmente – o material criado pelo Crematório PET Vaticano explica como fazer o exame. Ao perceber qualquer anormalidade, o tutor deve procurar imediatamente o veterinário de confiança. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.