Jornal Rosa Choque
Publicidade

O cachorro é a cara do dono

Conheça os motivos científicos para tanta semelhança

A genética, ambiente e aprendizagem definem o temperamento dos cães e os deixam parecidos com seus tutores. | Creditos: Site: Comédia.

Muita gente costuma dizer que os cães são a cara do dono! Afinal, é comum que muitos tutores identifiquem diversas semelhanças com seus cachorros, como: comportamento, reações, manias, expressões, entre outros. O que poucos sabem, é que há explicações científicas para tanta semelhança.

 

Leia mais:

Varre Xixi ajuda na limpeza da urina dos pets

 

O zootecnista e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti, explica que há alguns fatores que determinam o temperamento do pet. São eles: genética, ambiente e aprendizagem. Porém, mesmo esses elementos sendo determinantes para a personalidade do cão, eles não atuam de maneira proporcional.

O especialista explica que, se de uma ninhada, você escolheu um cão esperto, destemido e brincalhão, consequentemente ele tem uma genética muito ativa. Se a sua família é animada, que sempre brinca com o cão, mantendo uma interatividade constante com o pet, ele também terá o fator ambiente, que faz com que ele continue elétrico. Logo, o cão aprende que sempre que fizer uma “baguncinha” ele terá interações e bons momentos com os membros da família.

“Desta forma, o cão conta com a sinergia dos três elementos determinantes para o seu comportamento, (genética, ambiente e aprendizagem) e adquiri características semelhantes ao do dono”, afirma o zootecnista e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti.

Zanetti ressalta ainda, que esse mesmo cão geneticamente ativo pode ter outro tipo de comportamento, de acordo com diferentes ambientes e perfis de donos.

“Imagine que este mesmo cão vá morar numa casa com um casal de idosos, com baixa interação física e pouca interatividade. Toda vez que o cão fica quietinho no colo e no sofá, enquanto o casal assiste TV, por exemplo, ele recebe carinho e outros estímulos. O ambiente é o mais pacato possível e o cão aprende que sempre há uma recompensa quando está calmo. Ele é o mesmo cão geneticamente ativo, mas em ambientes e aprendizagens diferentes”, afirma Zanetti.

 

Curta o Portal Rosa Choque no Facebook

 

* Na foto: Renato Zanetti, Fundador da Dog Solution

 

Pensando no bem-estar e nas necessidades naturais dos cachorros que vivem em centros urbanos, o zootecnista e especialista em bem-estar animal, Renato Zanetti, desenvolveu um local com o conceito de que os animais podem expressar os comportamentos naturais, praticar atividade tanto física, quanto mental, além de promover equilíbrio e bem-estar em um ambiente tranquilo e seguro. A Dog Solution está presente no mercado há 6 anos e é pioneira na aplicação do enriquecimento ambiental para cães em grupo de grandes cidades. Hoje a Dog Solution é referência para novos centros e Renato Zanetti atua ministrando palestras e Workshops sobre bem-estar animal e a idealização do Day Care Ideal. Mais informações no site.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.