Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-10-2020 às 17:46

O que é 'core' e qual sua função para estabilidade do corpo?

Entenda como a estabilização dessa musculatura pode beneficiar os atletas e melhorar a performance

De forma simplificada, o Core é o conjunto dos músculos abdominais, na região que engloba a lombar, pelve e quadril. | Creditos: PixaBay

O mercado fitness oferece, atualmente, uma vasta gama de opções para quem deseja manter o corpo saudável e em boa forma. O aluno pode escolher entre modalidades como Pilates ou Crossfit, por exemplo. Mas o que alguns podem ainda não saber, é que o treinamento para fortalecimento do Core é o grande aliado para quem pratica exercícios e essencial para trazer estabilidade corporal. Mas o que é isso?

 

Leia mais:

Aprovado novo tratamento para doença de Crohn no Brasil

Osteoporose afeta 10 milhões no Brasil e pode aumentar

 

De forma simplificada, o Core é o conjunto dos músculos abdominais, na região que engloba a lombar, pelve e quadril. Essa musculatura circunda nosso centro de gravidade e também é responsável pela sustentação e estabilização de todos os movimentos corporais, praticamente. “Os músculos do core exercem uma função de extrema importância em nosso organismo. Por isso, é essencial que o Core esteja fortalecido e estabilizado, independente do esporte que se pratica”, explica Lucy Miyuki, diretora da assessoria esportiva Fitness Care.

Entre as principais funções do Core destacam-se, manter o alinhamento do corpo, beneficiar a base de suporte corporal, prevenir lesões e produzir força. A profissional acrescenta que o treinamento para fortalecer essa região deveria ser praticado, preferencialmente, por todos àqueles que decidem entrar na academia.  “Quando fortalecemos o Core, toda a potência e força dos demais músculos são fortalecidas também. Dessa forma, é possível obter melhora significativa no desempenho, além de diminuir o risco de lesões”, ressalta.

 

Curta o Portal Rosa Choque no Facebook

 

Outros benefícios extremamente significativos são aumento da eficiência e estabilidade, melhora no equilíbrio e melhora nas adaptações neurais. “O treinamento do core trabalha a principal sustentação do corpo, formada pela pelve e coluna às quais estão ligados a maioria dos grandes músculos. Isso favorece que os movimentos sejam mais eficientes”, salienta Lucy. A partir dos diversos benefícios já mencionados, é certo concluir que os exercícios que fortalecem o Core são essenciais para manter a saúde do corpo, de maneira mais eficaz e segura.

Mas fica o alerta de que é recomendável praticar exercícios físicos apenas com o acompanhamento de um profissional devidamente certificado.

 

Sobre a Fitness Care

A assessoria esportiva Fitness Care surgiu a partir do desejo de sua idealizadora, Lucy Miyuki Kuroiwa, de oferecer um modelo inovador de prestação de serviços voltados à saúde, bem estar e qualidade de vida. A empresa está em constante aperfeiçoamento para trazer aos seus clientes o que há de mais moderno e busca atingir um modelo de referência e excelência na prestação de suas atividades. Além disso, é pioneira no Brasil a oferecer a modalidade Pound, que já é sucesso nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Mais informações no site.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.