Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuidados com o Pet: saiba qual é a melhor água para a saúde do seu animal

Veterinária diz que o segredo de uma água boa para a saúde do seu Pet está na junção de três fatores: caixa d´água limpa, filtro de boa qualidade e trocas periódicas da água presente na vasilha do Pet que, de preferência, não deve ser de plástico

A veterinária afirma que a melhor opção para o animal é de fato a água filtrada | Creditos: Divulgação

Felizmente os donos de pets estão cada vez mais atentos à saúde do animal. Atualmente, existe uma grande preocupação sobre a qualidade dos alimentos, rações, cuidados com o pelo, dentes, quantidade de água que ele deve tomar durante o dia, entre outros fatores. Em relação a água, além da quantidade, é importante saber sobre qual é recomendada: água de torneira, filtrada ou mineral?

Segundo a veterinária Flávia Engles, proprietária da Riviera dos Cães, mesmo que o controle de qualidade da água seja requisito obrigatório aos órgãos de distribuição, a água de torneira não é apropriada para o consumo dos Pets. “ Isso porque no percurso até a residência, a água está sujeita a sofrer várias contaminações, desde as unidades de tratamento, tubulações, até as caixas d’agua”, destaca ao completar que dentre os principais contaminantes estão os microrganismos, mais precisamente as bactérias, vírus e protozoários. “Mesmo com a adição do cloro e flúor, alguns protozoários permanecem vivos, como é o caso da Giardia Lamblia, afetando cães, gatos e humanos, e causando diarreias, má absorção dos nutrientes, cólicas e emagrecimento crônico”, ressalta a veterinária.

Em relação a água mineral, por maior que seja a garantia de qualidade em comparação com a água de torneira, ela também não é indicada para a hidratação dos animais. Como a maioria vem acondicionada em recipientes plásticos, a água pode ser contaminada com substâncias tóxicas liberadas pelas próprias embalagens, como o ftalato, composto associado a várias doenças como câncer e distúrbios endócrinos.

No caso da água filtrada, existe uma enorme variedade e tipos de filtros, sendo que a maioria deles, além de filtrar sujidades, livram a água de alguns microrganismos, incluindo a Giardia Lamblia, e também não contêm as substâncias provenientes das embalagens plásticas. O filtro realiza a retirada dos excessos de algumas substancias presentes na água de torneira e filtra bactérias e protozoários, garantindo melhor qualidade. Vale ressaltar a necessidade de higienizar com frequência a caixa d’agua da residência, pois a ausência desta higienização influencia diretamente na quantidade de bactérias e sujidades que o filtro, por sua vez, terá dificuldade de eliminar.

Em suma, a veterinária afirma que a melhor opção é de fato a água filtrada.  “O segredo de uma água boa para a saúde do seu Pet está na junção de três fatores: caixa d´água limpa, filtro de boa qualidade e trocas periódicas da água presente na vasilha do Pet que, de preferência, não deve ser de plástico”, finaliza Flávia.

 

Sobre a Riviera dos Cães

A Riviera dos Cães preza pela saúde e bem-estar dos seus alunos, realizando a limpeza periódica das caixas d´água e oferecendo somente água filtrada para seus cães.

Localizada na zona oeste de São Paulo, é reconhecida pelos tutores como o paraíso dos pets. Os cães podem frequentar diariamente a creche e também pernoitar no hotelzinho, sempre com acompanhamento veterinário. O espaço especialmente construído para comportar cachorros de diferentes portes e níveis de energia, tem 700m² e oferece uma ampla estrutura de dois andares, com capacidade de divisão em cinco áreas independentes, todas separadas por rampas e grades. Para mais informações, e agendamento de visitas, basta ligar para os números: (11) 3641-9521/94365-4321 ou acessar: www.rivieradoscaes.com.br

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.