Jornal Rosa Choque
Publicidade

Saúde masculina ganha reforço no Dia do Homem

Especialista dá dicas sobre prevenção e cuidados das doenças que mais atingem os homens no Brasil 

Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7 ou 6 anos menor | Creditos: PixaBay

Aproveitando o Dia do Homem – que acontece anualmente no dia 15 de Julho -, é importante falar das doenças que mais atingem o sexo masculino. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7 ou 6 anos menor. Doenças do coração, cardiovasculares, próstata e excesso de peso estão entre as principais causas de morte entre os homens. 

De acordo com especialistas, para ter mais qualidade de vida, o homem precisa de dedicação. “A prática de esportes, exercícios físicos, acompanhamento de um nutricionista e visitas regulares ao médico para solicitação de exames são ações que previnem inúmeras doenças”, explica o cardiologista Anis Mitri, CEO do CECAM – rede de clínicas de saúde.   

 

Leia mais:

Os olhos podem ser afetados por um infarto?

Conheça síndrome que pode afetar gestações de gêmeos

 

Segundo dr. Anis, o diagnóstico precoce das doenças aumenta as chances de cura, inclusive do câncer da próstata. O clínico geral dá algumas dicas que auxiliam na prevenção das principais doenças que atingem os homens. Confira:     

- Doenças cardiovasculares: As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e artérias como infarto e acidente cerebral vascular (AVC) e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue. “Consultas regulares para controle de peso, medição de pressão arterial e até mesmo orientação com um especialista em nutrição são atitudes que previnem e controlam doenças”, acrescenta dr. Anis Mitri.  

Segundo estudo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, em média 60% das vítimas de doenças cardiovasculares  são homens e com média de  idade de 56 anos.   

 

Curta o Portal Rosa Choque no Facebook

 

- Câncer de próstata: O câncer de próstata é o de maior incidência em homens e cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em pessoas com mais de 65 anos de idade. De acordo com especialistas, para a prevenção o ideal é ter uma alimentação saudável com menos gordura, principalmente de origem animal. O exame preventivo deve ser feito a partir dos 40 anos de idade. Os exames são o digital da próstata, ecografia, toque retal (para indíviduos com alto risco de câncer) ou de sangue.  

 

- Obesidade e diabetes: De acordo com dados da OMS - Organização Mundial de Saúde, o percentual de homens obesos no Brasil é maior que 15%. Nos últimos cinco anos nas principais capitais brasileiras, a porcentagem de homens acima do peso passou de 11,4% para 14.4%. O aumento de peso está ligado a vários fatores como sociais, culturais, genéticos. “Pessoas acima do peso ficam vulneráveis a várias complicações como diabetes, doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio, hipertensão e até infertilidade”, finaliza Dr Anis. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.