Jornal Rosa Choque
Publicidade

Como escolher a tinta ideal?

Saiba como usar os diferentes acabamentos e garantir mais durabilidade às pinturas das paredes 

Para ter um resultado perfeito na pintura de uma parede é preciso entender as diferentes técnicas de acabamentos | Creditos: PixaBay

Para ter um resultado perfeito na pintura de uma parede é preciso entender as diferentes técnicas de acabamentos. Como usar, por exemplo, uma tinta semibrilho ou acetinada? E para ambientes internos e externos, qual a mais durável?  

Com o objetivo de proteger e valorizar o bem imóvel e trazer mais cor e vida às paredes, a campanha Mais Cor para Sua Vida, do SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), entrevistou alguns especialistas para tirar essas e outras dúvidas sobre os diferentes acabamentos de tintas. 

De acordo com Wiliam Saraiva, gerente de produto da Lukscolor, o acabamento fosco não tem brilho e ajuda a disfarçar pequenas imperfeições nas superfícies. Já o acetinado possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho.  

Curta o Portal Rosa Choque no Facebook

 

Para Gregorio Bastos Alencar, gerente de produto, trade marketing e assistência técnica das Tintas Eucatex, o consumidor precisa entender suas necessidades antes de escolher o acabamento. “Cada produto e suas respectivas cargas de brilho exercem funções e entregam resultados diferentes”, afirma. Veja as principais diferenças, para trabalhos em alvenaria, elencadas pelo especialista:  

 

- Semibrilho: É o produto com maior carga de brilho entre os látex/acrílicos. Tem como principais vantagens a lavabilidade e a durabilidade. Recomenda-se o uso em paredes devidamente niveladas, pois a presença do brilho revela as imperfeições. 

- Acetinado: Tem brilho intermediário, porém grande poder de lavabilidade. Não revela tanto as imperfeições das paredes como ocorre com o semibrilho e também não esconde tanto como os produtos de acabamento fosco. 
 
- Fosco: É o produto cujo acabamento não apresenta carga nenhuma de brilho. Indicado para superfícies que se encontram desniveladas, pois esconde as imperfeições. Trata-se de um acabamento com menor poder de lavabilidade na comparação com os acabamentos citados acima. 

 

Leia mias:

 - Paredes Coloridas são valorizadas na Casa Cor SP
 - Engenheiro eletricista tira dúvidas sobre chuveiros domésticos


Outra dúvida comum que costuma acometer os consumidores é sobre a tinta acrílica e a esmalte. Qual é a melhor indicação para estas? Segundo William, a tinta acrílica é solúvel em água e seca rapidamente. Sua fórmula contém resinas acrílicas que conferem maior impermeabilidade ao produto, o que a torna muito eficaz para pinturas externas. “Essa maior impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como a cozinha e o lavabo, pois podem ser lavadas”, explica o gerente de produtos da Lukscolor. Já o esmalte é um tipo de tinta que não é solúvel em água e é mais indicado, portanto, para superfícies de ferro ou madeira.

“O esmalte faz um tipo de película sobre a superfície e, por isso, não é indicado para o uso direto na parede, porque pode provocar bolhas ou descascamento”, esclarece.  
Para trabalhos em alvenaria, portanto, as tintas mais recomendáveis são a látex e a acrílica e o acabamento (semibrilho, fosco, acetinado) varia de acordo com a intenção de cada um e a situação da parede.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.