Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-07-2019 às 01:08

A cidade chinesa com fachadas curvas e transparência

| Creditos: Shutterstock


Um dos mais recentes projetos no local foi desenvolvido pelo escritório Pei Cobb Freed & Partners, de Nova York, para abrigar a sede da Minmetals, uma das maiores mineradoras do mundo. A torre de 29 andares será concluída em 2017 em um novo centro de negócios do distrito de Nanshan.

A proposta dos arquitetos é que o edifício se diferencie dos outros prédios, estritamente ortogonais, por suas fachadas levemente inclinadas, que se estendem acima da cobertura, para formar coroamentos expressivos nos lados nordeste e sudeste. Instaladas ao norte e ao sul, fachadas em arco são comparadas pelos arquitetos às velas de uma embarcação. "Nosso objetivo foi evocar uma forma atemporal. A vela é tanto graciosa como auspiciosa, recebendo energia livremente da natureza", diz a arquiteta Yvonne Szeto, da equipe de projetos do Pei Cobb Freed & Partners.

O sistema de fachada-cortina das faces curvas inclui vidros transparentes e shadow box, nas frentes de laje, criando um efeito de luz e abertura, enquanto colunas no embasamento serão revestidas com pedras, que transmitem a sensação de solidez. O projeto estrutural dá sua contribuição ao imaginário da vela: foi desenhado com dois agrupamentos em forma de X, atingindo 12 andares cada um, separados por treliças horizontais e lembrando um quadro de laços náuticos e ripas.

O edifício foi planejado para alcançar a certificação Leed Gold e entre seus recursos sustentáveis estão o elevado desempenho das fachadas, janelas operáveis e dispositivos de sombreamento internos.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.