Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-07-2019 às 12:52

Curso gratuito no Memorial discute a questão política atual

| Creditos: Shutterstock

Coordenado pelo cientista político Marco Aurélio Nogueira, curso "As redes e as ruas: os novos termos do jogo político e social" reúne especialistas para discutir sobre as novas dinâmicas sociais que estimulam o desejo de participação política. Programa da Cátedra Unesco Memorial da América Latina é totalmente gratuito e acontece de 30 de março a 1° de junho.

No momento atual, as velhas formas, instituições e certezas da política são desafiadas e postas à prova por movimentos sociais, redes e ações de protesto que estão a se projetar na cena latino-americana, ajudando a formatar o universo da política e da democracia. Para debater esse contexto, a Cátedra Unesco Memorial da América Latina realiza o curso As redes e as ruas: os novos termos do jogo político e social.

Com inscrições gratuitas, o curso é coordenado pelo catedrático Marco Aurélio Nogueira e conta com a participação de vários especialistas que ministram sete conferências e três mesas-redondas, no período de 30 de março a 1° de junho, às quartas-feiras, das 9h às 13h, com a seguinte programação:

30 de março: Modernidade em crise, governos impotentes, vida fora de controle - Docente: Marco Aurélio Nogueira (Unesp/IPPRI)
6 de abril: Limites e dificuldades do debate público democrático - Docente: Carlos Melo (Insper)
13 de abril: Representação, participação e políticas públicas - Docente: Marco Antonio Carvalho Teixeira (FGV-SP)
20 de abril: A democracia em transformação e o refluxo dos partidos políticos - Docente: Milton Lahuerta (Unesp)
27 de abril: Cultura cívica, intolerância e democracia: de que modo estamos protestando? - Docente: Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC-RJ)
4 de maio: Cidades, periferias, conflitos - Docente: Gabriel de Santis Feltran (Ufscar)
11 de maio: Formas e possibilidades de participação: redes e mídias sociais - Docentes: Marisa Von Bülow (UnB) & Pablo Ortellado (USP)
18 de maio: Entre classes, identidades e instituições:movimentos sociais na América Latina - Docente: Maria da Gloria Gohn (FE/Unicamp)
25 de maio: Formas e possibilidades de participação: as ruas, os movimentos, a política - Docentes: Marcelo Castañeda (UERJ) e Andrea Roca (Sociologia USP, bolsista FAPESP)
1° de junho: Protestos, indignação e dissonância: a violência nas ruas - Docentes: Bruno Paes Manso (Jornalista) & Sérgio Adorno (USP)

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.