Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-02-2019 às 02:36

Empresas buscam alternativas para dívidas

| Creditos: Shutterstock

O cenário econômico não está nada favorável, muitas empresas estão ficando cada vez mais endividadas. No entanto, com o auxílio de uma empresa especializada em “salvar” as finanças das companhias, um número significativo delas consegue se recuperar. Segundo Samuel Lopes, sócio e consultor da TIEX, empresa de gestão e consultoria corporativa, o empresário deve ter em mente que seu crescimento terá que ser maior que a dívida. “Nós sempre orientamos e fazemos todos os processos necessários para que nossos clientes sanem suas dívidas e tenham uma poupança extra, para que o endividamento não se repita.” diz Samuel Lopes.

Veja abaixo alguns dos importantes passos a serem tomados, segundo explica o especialista:
 
Dimensione o problema

É sempre bom ter 100% de consciência dos limites e possibilidades de crescimento da sua empresa. Assim, a primeira coisa a ser feita é analisar. Ou seja, fazer o levantamento de toda a dívida, seus respectivos prazos e taxas, apurar o resultado de todas as áreas, assim como fazer o levantamento do custo.

Dê preferência

É importante saber quais são as áreas que mais afetam a lucratividade do negocio. Dessa forma, é possível resolver alguns problemas mais rapidamente e dar uma margem de lucro para aqueles ainda não resolvidos.

Segundo o especialista, três áreas são essências nesses casos:
 
Ø  A área tributaria é de extrema importância. Com ela, se podem gerar grandes economias com um estudo mais apurado sobre o setor e/ou região.
Ø  O mesmo acontece com a área administrativo-financeira, na qual se deve ter uma negociação com empresas prestadoras de serviço, aluguel, negociações e controle das contas de consumo, buscando melhores taxas de financiamento.

Ø  Por último, mas não menos importante, é necessário dar atenção extra na área de Produção e Vendas. É neste setor da empresa que precisa ocorrer uma busca incessante pela eficiência, organizando, planejando e investindo em tecnologia e melhoria de processos.

Renove

Alguns setores já enfrentam crise econômica, por conta da situação do país. Por isso é muito importante reinventar sempre. Apostar em novas tecnologias e novos modelos, acompanhar a tendência do mercado e dos potenciais clientes e fazer um orçamento detalhado por área de negócio e acompanhar este planejamento mensalmente são estratégias fundamentais para ter um grande faturamento.

Demitir pode ser uma opção

Demitir alguém é sempre uma decisão complicada, mas não é uma possibilidade que deva ser descartada. Se mesmo após os levantamentos e renegociações feitas, o financeiro ainda estiver ruim, a demissão é uma opção. O custo pessoal, principalmente no Brasil é muito elevado e este custo pode agravar a situação financeira da companhia, o que implicará em demitir ainda mais pessoas no futuro.

Invista em eficiência

Essa é a melhor maneira de assegurar a qualidade do serviço final de uma empresa mesmo com as reduções de custos. Ou seja, investir em tecnologia, revisão de processos internos e treinamento constante dos funcionários são gastos essenciais a se fazer. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.