Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 28-02-2020 às 22:57

Conheça mais sobre a Dieta DASH que auxilia no controle da pressão arterial

A sigla DASH é uma abreviação de Dietary Approaches to Stop Hypertension, que quer dizer “Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão”,

Para utilizar a dieta DASH para emagrecer é necessário elaborar um plano alimentar com redução calórica. | Creditos: shutterstock

Talvez você não saiba, mas o Brasil está em sexto lugar entre os países com a mais alta taxa de morte por doenças cardíacas, infartos e hipertensão arterial, entre homens e mulheres de 35 a 74 anos, e há uma preocupação com o crescimento deste número para os próximos anos.

A hipertensão, ou popularmente conhecida como pressão alta, é uma situação anormal. As causas para a hipertensão são muitas, porém o segredo é a prevenção. Fazer aferição da pressão regularmente, praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Uma boa opção de dieta para prevenir e combater algumas doenças e perder peso, é consumir os alimentos que fazem parte da dieta DASH. Essa dieta surgiu a partir de um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos, a sigla DASH é uma abreviação de Dietary Approaches to Stop Hypertension, que quer dizer “Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão”,

De acordo com Marcela Mendes, nutricionista da rede Mundo Verde, a DASH vem se tornando uma grande aliada no combate à hipertensão, além de auxiliar na perda peso, desde que a dieta seja feita de maneira correta. “A dieta DASH é considerada uma estratégia não medicamentosa muito promissora no que diz respeito ao combate à hipertensão e também na prevenção de problemas graves como o AVC” explica.

Composta por quatro a cinco porções de frutas, quatro a cinco porções de vegetais e duas a três porções de laticínios desnatados por dia, com menos de 25% de gordura, essa dieta mostrou benefícios no controle da pressão arterial em diversos estudos, inclusive em pacientes fazendo uso de anti-hipertensivos.

Apesar da dieta DASH não ter sido criada com o objetivo de proporcionar perda de peso, ela pode ser utilizada por quem deseja emagrecer. Essa dieta é interessante porque proporciona uma alimentação saudável e balanceada, portanto, ela traz vários benefícios para a saúde.

“Para utilizar a dieta DASH para emagrecer é necessário elaborar um plano alimentar com redução calórica. Esse plano, quando elaborado corretamente, pode ser seguido por toda a vida” afirma Marcela.

Além de seguir a dieta DASH, é importante também que você abandone os hábitos sedentários, e comece a se exercitar regularmente.

Sobre a rede Mundo Verde

O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui mais de 380 lojas no Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28. www.mundoverde.com.br

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.