Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 25-08-2019 às 22:43

Saiba mais sobre a glândula que é essencial para a saúde de todo nosso corpo

Tireoide. | Creditos: Shutterstock

A tireoide é um dos maiores órgãos endócrinos, pesando aproximadamente 15 a 25 gramas e está localizada na frente pescoço, embaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). 

Os hormônios da tireoide agem em vários órgãos, como os ossos (contribuindo para o crescimento e desenvolvimento), coração (aumentando a frequência cardíaca), o intestino (promovendo a motilidade intestinal) além de atuar no metabolismo do colesterol e em muitos outros sistemas do nosso corpo. Por isso, quando os hormônios da tireoide estão em excesso (hipertireoidismo) ou diminuídos (hipotireoidismo) vários órgãos são afetados manifestando-se com sintomas diversos. 

O aumento do volume da tireoide, chamado de bócio, é um sinal que deve ser investigado e pode representar várias anormalidades, dentre elas: nódulos, deficiência de iodo e doenças inflamatórias (tireoidites). A maioria dos nódulos da tireoide são benignos mas, de acordo com as características de cada um, é necessário fazer uma biópsia a fim de excluir malignidade (câncer).

Considerando que essa glândula tem grande relevância no metabolismo, que alterações na sua função podem ser deletérias à vários órgãos e sistemas, é importante manter a saúde da sua tireoide em dia. 

Cuidar da tireoide faz parte do cuidado integral à saúde. Manter sua tireoide saudável é fazer o bem para todo o seu corpo! Então, vamos cuidar com carinho da nossa glândula que tem formato de borboleta e que é essencial para o bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Dra. Emanuela Cavalari Endocrinologista. Veja mais dicas da Dra. Cavalari em @draemanuelacavalari.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Tacia polyana . 25-07-2018 20:29hs

Amei o texto. Muito esclarecedor. Gostaria muito de uma consulta com a senhora. Porem como moro em Cuiabá, creio ser impossivel. Gostaria de saber se a senhora tem alguma endicrino pra indicar aqui em Cuiabá??? Desde ja agradeço sua atençao.