Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 26-08-2019 às 02:02

13 dicas para manter um Networking eficaz

Se a tradução da palavra é networking é “rede trabalhando”, é precisado trabalhar a sua rede de contatos, diz o coach Jaques Grinberg.

Você tem mais de dois mil contatos nas redes sociais e quase mil na agenda do celular. Ótimo! Quantos destes contatos irão aceitar um convite seu para um bate papo se você ligar e convidar? | Creditos: shutterstock

O mercado está cada vez mais competitivo, produtos e serviços com diferenciais cada vez menos nítidos. Com a internet – globalização – é possível adquirir produtos similares com preços diferenciados, do mais baixo ao mais alto.

Para empreendedores de sucesso, o networking é o diferencial. Aliás, você sabe o que é networking? É uma expressão em inglês que significa rede de contatos (tradução: net = rede e working = trabalhando). São as pessoas que conhecemos, nossos amigos e colegas, profissionais e também pessoais.

Você tem mais de dois mil contatos nas redes sociais e quase mil na agenda do celular. Ótimo! Quantos destes contatos irão aceitar um convite seu para um bate papo se você ligar e convidar? O resultado é o seu networking. O que vale são os contatos úteis, podemos considerar os contatos que dariam boas referencias de você.

Se a tradução da palavra é networking é “rede trabalhando”, é precisado trabalhar a sua rede de contatos.

Como organizar a rede de contatos já existente:

-          Faça uma lista de todos os seus contatos atuais (presenciais e web).

-          Separe os contatos que recomendariam você para a empresa onde trabalham sem você pedir ou dariam preferência para comprar um serviço ou produto seu por ser seu conhecido.

-          Os contatos que ficaram de “fora”, avalie o que você pode fazer para que estes contatos conheçam o seu potencial e tenham condições de entrar na lista acima, um por um.

 

Como conquistar novos contatos para o seu netoworking:

-          Faça uma lista de todos os seus contatos atuais.

-          Participe de palestras, encontros de amigos, festas e etc.

-          Faça cursos de seus interesse e aproxime-se do grupo.

-          Seja desinibido! Tome a iniciativa e se apresente.

Dicas:

 

  1. Cuide dos seus contatos mesmo quando não estiver precisando deles.
  2. Tenha interesse, estude, os assuntos de interesse dos seus contatos.
  3. Antes de entrar em contato, planeje e estuda o contato: faça atendimento personalizados.
  4. Seja uma pessoa interessante, compartilhe ideias de interesse de todos.
  5. Seja sempre honesto. Se não sabe, diga e estude o assunto.
  6. Invista em conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais interessante nos tornamos.
  7. Crie tempo para rever as pessoas que você gosta e gostam de você.
  8. Ligue para os seus contatos. Falar por e-mail, redes sociais e mensagens pelo celular é “frio”, surpreenda os seus contatos com uma ligação.
  9. Elogie sempre! Se for falar de alguém, elogie. Nunca fale mal dos outros.
  10. Se pedir um favor, ofereça algo em troca ou fique a disposição para quando a pessoa precisar de uma ajuda sua.
  11. Tenha sempre cartões de visita. Distribua, divulgue o seu nome e o que faz.
  12. Respeite as pessoas, o preconceito seja qual for, é o maior inimigo de uma rede de contatos eficaz.
  13. Mantenha-se sempre disposto a aumentar a sua rede de contatos.

      Em resumo, quantidade não é qualidade. Quer ter resultados, mantenha a sua lista sempre atualizada e siga as regras e dicas que você acabou de aprender.

Sobre Jaques Grinberg: Empresário, coach, escritor e palestrante. Trabalha com os temas de empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes. Especialista em Coaching de Vendas, tem vivência prática no mundo corporativo por mais de duas décadas, sócio em quatro empresas, é conhecido nacionalmente com diversos artigos publicados nas principais revistas, jornais e sites do país. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para maximizar os seus resultados.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.