Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 03-12-2020 às 03:08

Galeria

Mulheres de Negócios e Profissionais dão exemplo de solidariedade


Sem cerimônia formal como ocorria em anos anteriores e com número restrito de participantes a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá abriu no MT-Hemocentro a Campanha Doando Vida, que segue até o dia 25 de setembro.
A coordenação da campanha é da Comissão de Saúde da ONG Feminina, sendo a responsável Veralice Valéria. Ela está com boa expectativas para este ano, embora há obstáculos impostos pela pandemia. O agendamento permite 10 pessoas doando por hora. 
Zilda Zompero presidente da BPW Cuiabá recordou que a campanha foi criada  há 18 anos, e já conta com 19 edições, sendo que  começou com o nome Sou doadora de vida, alterado o nome em 2014. Segundo ela, tendo-se por base dados oficiais do MT Hemocentro a campanha  no período, teve  mais de 70 mil doadoras, e mais de 100 mil mulheres se apresentaram para doar, fora os homens que abraçam a iniciativa.
No início, em 2002, somente 3.5 por cento de mulheres doavam e hoje são 37 por cento, conforme destaca Sueli Batista,  que foi presidente da BPW Cuiabá na época, e hoje além de Conselheira Superior coordena a Comissao de Responsabilidade Social, que apoia a iniciativa. Ela criou a campanha juntamente com a médica Hilvanete Fortes,  que coordenadora da Comissão de Saúde. 
Em 2012 quando Sueli Batista presidia a BPW Brasil foi aprovado na Convenção da organização, em Fortaleza-CE, que a campanha seria nacional, e coordenada pelo Comitê de Saúde. Onde há BPW pelo país acontece a iniciativa tão importante, que doa também para medula óssea e leite materno.

Na abertura estiveram presentes, do Hemocentro a diretora, Gian Carla Zanela e da BPW Cuiabá Zilda Zompero' Sueli Batista, Veralice Valéria, Neide Alves, Rose Joza e Alessandra Boaventura.

Na abertura os homens mostraram muita solidariedade também, dentre eles oficiais da Marinha que disseram sim para a campanha, doando e usando a máscara confeccionada pela BPW Cuiabá e entregue num kit com outros brindes, da EletroFios, Help Vida e Portal Rosa Choque. 
Este ano, em nível local, as doações serão realizadas somente com agendamento no Hemocentro de Cuiabá, devido a pandemia  pelos telefones: 
65-36230044
65-984330624
Email: hemo@ses.mt.gov.br