Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 17-10-2019 às 06:31

Galeria

Cantinho Cuiabano uma das atrações no Espaço 300 anos de Cuiabá, no Goiabeiras Shopping


 

O Espaço Cuiabá 300 Anos aberto dia 3 de abril, pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, e o Goiabeiras Shopping está com diversas atrações, dentre elas o Cantinho Cuiabano, da Eletro Fios e o Bolicho estão se destacando.

O evento de abertura contou com a presença do prefeito de Cuiabá  Emanuel Pinheiro, e diversas autoridades, dentre elas, a primeira dama, Márcia Pinheiro e a secretpária Extraordinária dos 300 anos, Cely Almeida. (Foto com uma das crianças do Projeto Siminina).

O prefeito externou sua felicidade de ser o gestor dos 300 anos da capital, e que deixará de forma indelevel uma marca positiva na mente e no coração da população.

Cely Almeida destacou que o espaço de vivências das raízes cuiabanas na essência  de sua cultura, tradições, famílias pioneiras e patrimônios, marcam o tricentenário.

Fabiana Toti, gerente de Marketing do Goiabeiras Shopping, destascou Estamos comemorando 30 anos de existência em 2019, observa Totti, “Estamos muito felizes em ser oficialmente o espaço 300 anos de Cuiabá, ficamos honrados pela parceria neste ano tão especial, em que comemoramos 30 anos de Goiabeiras Shopping. Somos o primeiro shopping do coração dos cuiabanos e dos cuiabanos de coração e também do Estado do Mato Grosso uma história de sucesso nessa capital que tanto amamos e respeitamos”. 

O CANTINHO CUIABANO

Zilda Zompero, diretora da Eletro Fios e  presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, ficou radiante com o resultado, sendo que além da cultura e da história que mostrou sobre o espaço pioneiro de sua  loja a Eletro Fios, também abriu sua janela para a própria organização que preside, o que estimulou muitas associadas a visitarem, conforme pode ser constatado na Galeria de fotos do RCQ, dentre elas a presidente fundadora da BPW Cuiabá, Sueli Batista, a  vice-presidente da BPW Brasil, Mariza Bazo, a primeira  vice presidente, Margareth Nunes, a segunda vice-presidente, Andréa Barbosa, a diretora de conunicação, Zilda Carracedo, a segunda diretora jurídica, Marilza Moreira, a conselheira diretora, Maria Elza Fernandes, a coordenadora de cultura Deize Agnez, a coordenadora da Comissão BPW Jovem, Juliana Tanaka e a vice corrdenadora Wivianny Barbosa, e as associadas, Gina Defanti, Nika e Lourdinha Nigro, que na abertura fez uma bela declamação poética.

Na inauguração, a janela que criou no Cantinho Cuiabano de forma inovadora, foi muito concorrida. "Jamais pensei em tamanho sucesso, em um certo momento as pessoas faziam filas para fotografar e muitos programas de televisão fizeram suas entrevistas no local. Eu apenas tentei reproduzir o espaço que tenho na loja, que foi a primeira a ter um local destinado totalmente a cidade que tão bem nos recebeu", disse Zilda Zompero emocionada e feliz.

Nas fotos da janela, destacadas pelo RCQ,  Zilda aparece sozinha e  ao lado da primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro; juntamente com a secretária dos 300 Anos, Cely Almeida, as diretoras do Portal RCQ, e conselheiras superior da BPW Cuiabá,  Sueli Batista e Mariza Bazo;  e também com a gerente de marketing do Goiabeiras Fabiana Toti.

Diversas personalidades e visitantes registraram suas presenças na janela, dentre eles: Isis Catarino, do Instituto Histórico e Geográfico, a dupla Vera e Zuleika, o apresentador do Bareta Show, o aprersentador Vital Siqueira- Comadre Pitú, o colunista Waldomiro Arruda, o decorador Valdek Curvo, o organizador de eventos, Jaime Okamura, e Francisco Chagas, do Cuiabá de Antigamente.

A designer de eventos Carla Gubert, juntamente com Zilda Zompero cuidaram da decoração do "Cantinho". Na exposição tem um quadro que  conta a história do Cantinho Cuiabano da Eletro Fios, destacando-se queoriginalmente  é um espaço, no interior da loja, dedicado a mostrar as manifestações culturais da cidade, a exemplo das artes plásticas, fragmentos poéticos, fotografia e objetos. Tem exposto, por exemplo, o mais famoso dos instrumentos, que está inserido na cultura sócio musical pantaneira, que é a viola de cocho, que faz parte do patrimônio imaterial brasileiro.

Uma das peculiaridades do espaço é a sua polivalência, pois além de inserir a regionalidade, inclui em diversas épocas decorações temáticas de acordo com a sazonalidade, a exemplo da maior data do calendário cristão e comercial, que é o Natal, ou manifestações que expressam atitudes, como a campanha Outubro Rosa.

São detalhes que tornaram o ambiente mais presente no cotidiano mato-grossense. É um espaço pequeno, mas muito agradável e acolhedor que encanta muitos clientes que visitam o 'showroom' de iluminação da empresa, e não raras as vezes querem se sentar na cadeira der balanço, entre as estampas e as fortes cores da chita e fazer uma leitura, porque existe vários livros de escritores cuiabanos, contando histórias e poesias.

O Cantinho Cuiabano ajuda a difundir, portanto, parte das tradições do povo cuiabano e foi criado para mostrar o carinho e o respeito que os proprietários da empresa, que são paranaenses, tem para com a cidade, que é acolhedora e considerada a segunda terra Natal dos empreendedores.

MUITAS ATRAÇÕES

Os visitantes estão encantados com as multiplas atrações oferecidas no Goiabeiras Shopping até o dia 30 de abril. Poderão contemplar a memória das famílias tradicionais, réplicas do patrimônio histórico, através da arquitetura, fazerem compras no Bolicho, degustarem de delícias da culinária cuiabana, curtirem a regionalidade através da arte, da  música ,o canto,  e da dança. O projeto Piano Gente, de Dario Scherner, também está presente dando um ar de requinte ao espaço. Tudo muito em sintonia e harmonia. Os organizadores e decoradores estão de parabéns: Cibely Bussiki, Maria Avalone, Iracilda Botelho, Jayme Okamura, Waldeck Curvo, Jorge Katumba e Marcos Corrêa, dentre outros.

Veja na galeria de fotos do Portal RCQ os destaques dos espaços no Goiabeiras Shopping, que vale a pena visitar. Um show de cores e tradições.

Fotos Marcos Martins, colunista de eventos Carla Nunes- Portal RCQ