Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-07-2019 às 00:15

Galeria

Associadas da BPW Cuiabá são homenageadas na Assembleia Legislativa


Ocorreu na noite do dia 25 de março, a entrega de Moção de Aplausos para integrantes da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá, requerida pelo deputado Dilmar Dal Bosco, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no Plenário das Deliberações Renê Barbour. Dentre as autoridades no dispositivo de honra, a presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero, a presidente fundadora, Sueli Batista, a primeira vice-presidente da BPW Brasil, Mariza Bazo, e o presidente da Academia Matyo-Grossense de Letras, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho. 

Dilmar Dal Bosco na abertura dos trabalhos leu um histórico da atuação da BPW Cuiabá ao longo de 17 anos, e ressaltou a importância da organização, que em nível internacional está presente em todos os continentes, e nacional, nas cinco regiões do país.Falou sobre a ONG Feminina ter acento na ONU, no Conselho Nacional dos Ditreitos da Mulher, e em níveis locais, nos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher. Após ver o vídeo, Mulher Gire esse mundo, produzido na gestão de Sueli Batista, na presidência da BPW Brasil, ele retomou a palavra e disse que falaria com o coração. O vídeo o sensibilizou, principalmente quando se fala da semeadura.

Trabalho sem limites

Zilda Zompero abriu seu discurso cumprimentando o deputado, Dilmar Dal Bosco e a presidente fundadora da organização,Sueli Batista  e disse "Nossa BPW caminha para seus 18 anos, com uma história exitosa, que tem deixado a cada tempo sua marca, presente na vida das mulheres de negócios e profissionais, nos honrando especialmente por sermos a ela associadas". Ela pontuou ainda que as associadas são parte integrantes de uma ONG feminina que traz do passado experiências exitosas para as melhores práticas do presente, e para a obtenção da matéria prima  necessária para a edificação, cada vez mais sólida, do futuro. 

"Temos muito o que oferecer para os alicerces de uma sociedade mais humana e igualitária. O nosso trabalho voluntário não tem limites, porque não atende somente o nosso público alvo", frisou. Zilda estimulou que todas tenham novas ideias e novos projetos, sem deixar de lado o que está dando certo. Tudo isso, na sua clareza de propósito,  ajudará  no impulsionamento da organização e a expandir através do  trabalho o empreendedorismo e o empoderamento da mulher, inclusive das que estão em vulnerabilidade social por renda, e pelas condições degradantes, a exemplo da violência doméstica. "Sou uma paranaense, cidadã cuiabana e cidadã mato-grossense, que estou conquistando meu espaço junto de outras mulheres, desta terra e  de outras partes do país, que  sabem muito bem  o que é gestão, numa  participação ativa e coletiva, seja no empreendedorismo, intra-empreendedorismo e no empreendedorismo social", falou emocionada.

Representatividade nacional

Mariza Bazo, 1ª Vice presidente da BPW nacional ao usar a palavra falou sobre a importância da ONG Feminina, tanto local, nacional como internacionalmente, e destacou o trabalho da presidente fundadora Sueli Batista, que ousadamente fundou a organização com 133 mulheres, e da presidente atual Zilda Zompero, que não tem medido esforços para cumprir a missão da BPW Cuiabá, e tem feito uma gestão realmente que faz jus ao lema "Juntas brilhamos mais e iluminamos caminhos". Mariza entregou  o abraço e os cumprimentos para todas, da presidente da BPW Brasil, Eunice Cruz, que também foi elogiada por tão bem representar a organização  não só no país, como também em outras partes do mundo, sendo recentemente na Russia e Estados Unidos.

Um caso singular

Sueli Batista ao falar com a imprensa, destacou em uma das entrevistas que o trabalho da BPW Cuiabá com as associadas é abrangente, e com a solicedade também. Citou que empreendedoras desde as classificadas de grandes e médios negócios, bem  como micro empreendedoras, inclusive MEI, são recebidas com igualdade, e o trabalho voltado ao empreendedorismo e empoderamento atingem a todas. Citou o caso de Leila Assunção, que recebeu orientações para uma produção artesanal, o "Pé de Siminino", e passou a comercializar de maneira mais profissional. A citação, inclusive chegou ao conhecimento do deputado, que convidou Leila para ocupar a tribuna e relatar sobre o seu negócio, que inclusive será pauta de uma matéria na TV Assembleia.

Um momento de muita emoção foi vivido por Leila, e foi com muita simplicidade que ela falou da sua trajetória. Depois confidenciou para Sueli, que a mãe da fundadora, é a madrinha do "Pé de Siminino". Isso porque a maior produção feita, já com a etiqueta, foi comprada por Almerinda Felipe dos Santos, que levou para São Paulo, e sempre que a mãe de Sueli vem a Cuiabá ela procura presenteá-la com as delicias. "Queria muito que sua mãe estivesse comigo na reportagem da Assembleia", destacou.

As homenageadas foram representadas por Rubia Ranzani, primeira diretora secretária da BPW Cuiabá, que tinha feito um discurso mostrando o quanto é importante o trabalho da organização e o pertencimento das associadas. Destacou o quanto se empoderou, e o quanto todas se empoderam. Falou do amor incondicional que inspira a todas na organização, transmitido por Sueli Batista e Mariza Bazo. Destacou as ações da gestão atual, enbfatizando o quanto a presidente é humana, e tem dirigido a BPW Cuiabá de forma diferenciada, dando voz e vez para todas. Afinal, os méritos de uma organização, ser de todas que dela fazem parte, é acima de tudo demonstração de união para que se cresça e se multiplique. 

""Mulheres BPW que nunca faltem para vocês sinergia, motivação, respeito, solidariedade, responsabilidade, compromisso e a vontade de fazer a diferença", também disse Zilda Zompero, que  acompanhou a entrega de todas as moções, e presenteou, com recursos próprios a todas associadas homenageadas, com um belo pingente de cristal, com lapidação diferenciada e argola banhada em ouro.

Disse a presidente: "Hoje, juntamente da moção de aplausos entregue pela assembleia legislativa do estado de mato grosso, por indicação do nobre deputado, Dilmar Dal Bosco, a BPW Cuiabá oferece, para cada uma das homenageadas, um brilho a mais, formado por uma substância dissolvida a outra, e que nessa junção formaram uma estrutura maior, tornando-se radiante, próxima do brilho de uma pedra preciosa.É um presente, que lembra as próprias mulheres bpw cuiabá, que juntas brilham mais e iluminam  caminhos". Todas adoraram o presente, que também foi ofertado para a esposa do deputado.

Veja os registros do Empório das Fotos e da Assessoria de Imprensa da ALMT.