Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-04-2019 às 21:47

Galeria

BPW Cuiabá faz primeira reunião do ano alusiva ao Janeiro Branco


Num clima de muita amizade, alegria e trocas de informações, a presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, Zilda Zompero abriu os trabalhos da primeira reunião de associadas, no dia 30 de janeiro, com jantar no Bistrô na Casa. O tema da reunião foi Janeiro Branco, que contou com palestra, da mastercoach e especialista em Psicologia Positiva, Sueli Batista, conselheira superior da BPW Cuiabá e da BPW Brasil, através da sua empresa Instituto EcoGente- Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental. As associadas muito se confraternizaram, brindaram a vida e a amizade, colocaram conversas em dia, e prospectaram negócios. Foram apresentadas novas associadas, comemorado as aniversariantes do mês e sorteados muitos brindes.

A presidente Zilda Zompero falou de projetos que já estão em andamento para 2019, e que alguns deles, fazem parte da programação oficial da Prefeitura Municipal de Cuiabá, em comemoração aos 300 anos da cidade. A 17ª Edição do Março é Mulher, com a Cerimônia das Velas, que ocorrerá na Academia Mato-Grossense de Letras foi inserido e terá como tema “Empoderamento e Empreendedorismo Feminino na Capital dos 300 anos”. A edição será mais enxuta, e contará com a Sala de Debates sobre Empoderamento Feminino, coordenado pelas diretoras jurídicas, Cláudia Aquino e Marilza Moreira, e a primeira-vice presidente Margareth Nunes, que é também responsável pela coordenação do Comitê dos Direitos da Mulher da BPW Brasil, e diretora secretária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher-CEDM.

Os projetos

Zilda Zompero falou que as expectativas em relação aos projetos são muito boas, e que na programação do tricentenário de Cuiabá,  a organização é uma grande parceira, sugeriu e foi aprovado o Bosque dos 300 Anos, incentivando o plantio de árvores e também prestando homenagens para personalidades e pessoas da sociedade, que estão engajadas contribuindo com projetos e ações alusivas ao aniversário de Cuiabá. Outro projeto relevante que faz parte dos 300 projetos para os 300 anos, também apresentado é o Chita & Fuxico, voltado a sustentabilidade, empoderamento e empreendedorismo feminino, que será apresentado para as associadas na próxima reunião.

Na esteira dos projetos, voltados ao tricentenário Zilda disse que se sentia duplamente feliz, pois sua loja a EletroFios, que tem o Cantinho Cuiabano inspirou para que seja reproduzido o mesmo no Shopping Goiabeiras, onde também a BPW coordenará o projeto Vitrine dos 300 anos, realizado pela Prefeitura de Cuiabá. Vale destacar que Zilda foi pioneira em ter num ponto comercial um espaço exclusivo para homenagear a arte e a cultura da capital mato-grossense.

Sueli Batista apresentou na oportunidade o Projeto do livro que faz parte das comemorações dos 18 anos da BPW Cuiabá: Juntas Brilhamos Mais- Trajetória de Sucesso de Mulheres de Negócios e Profissionais na Capital dos 300 anos, que terá selo de uma editora nacional e internacional, a Literare Books, de São Paulo.

A palestra de Psicologia Positiva

Psicologia Positiva no Janeiro Branco, de forma descontraída Sueli Batista abriu sua fala dizendo que a proposta de todas estarem de branco não era para um revival do réveillon, mas sim para incentivar que as mulheres de negócios e profissionais voltassem seus olhos a uma campanha que trata da saúde mental, que existe desde 2014, mobilizando a sociedade para um tema tão importante que é a saúde mental. Destacou que o processo de uma vida saudável é sistêmico, e que tem que ser cuidada como um todo. Neste sentido ela coloca que a Psicologia Positiva é uma ciência fundamental para o bem-estar, pois tem ferramentas que somam-se ao tratamento curativo, mas é voltada mais a prevenção. Conhecida como a ciência da felicidade, Sueli diz que a Psicologia Positiva prioriza o trabalho preventivo, indicando caminhos para que o ser humano atinja o seu desenvolvimento pleno, ou seja que tenha um funcionamento ótimo, e isso passa por uma vida de qualidade, significativa, realizada, com engajamento, nutrindo-se emoções e relações positivas.

Sueli citou a Organização Mundial da Saúde-OMS,  que diz: “Saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades”. Tendo esta base promoveu questionamentos sobre como cada uma está trabalhando em seu dia-a-dia para ter comportamentos saudáveis. Alertou que administrar as emoções de modo negativo traz transtornos, que podem ser somatizados em nível psicológico, prinscipalmente quando a pessoa se vê diante do fato de assumir emoções com cargas pesadas, e as processam  de modo negativo.

Dentro da abordagem da Psicologia Positiva, que é considerada como a ciência da felicidade, ligada ao  resultado natural da construção de nosso bem-estar e a satisfação com a vida Sueli falou das seis emoções básicas, como tristeza, surpresa, alegria, aversão, raiva e  medo, e também das 10 emoções positivas, trabalhadas cientificamente por Barbara Fredrickson, a  principal pesquisadora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia da Universidade da Carolina do Norte- EUA. São elas: 1- alegria, 2- serenidade, 3- gratidão, 4- orgulho, 5- diversão, 6- interesse, 7- esperança, 8- admiração, 9- inspiração, 10- amor.

A especialista também mostrou como as emoções negativas são poderosas, e tem peso 3 na balança emocional, sendo preciso três emoções positivas, contra uma negativas, para o equilíbrio. Por esta razão a especialista aconselhou que quando algo ou alguém tiver um sentimento negativo, para mudar a freqüência colocando três emoções positivas. Se isso for difícil, a orientação é para que treine a mente a trocar rapidamente o estado emocional, do negativo para o positivo, como se fosse do sinal vermelho, para o verde. Sueli disse que muitas pessoas vão para uma espécie de fundo do poço, por somar no cotidiano emoções negativas.

Convenção da BPW Brasil

A primeira vice-presidente da BPW Brasil, Mariza Bazo falou na oportunidade sobre a XXXI Convenção da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Brasil, que ocorrerá de 15 a 18 de novembro na cidade de Londrina. Ela informou que a segunda vice presidente da BPW Cuiabá, Andréa Barbosa ficará na coordenação local, visando a maior participação das associadas, no maior evento da organização.

Fotos: Marcos Martins- Portal RCQ