Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-12-2018 às 12:18

Galeria

Casa Cor Mato Grosso é aberta e destaques são premiados


“Casa viva”, com este tema foi aberta na noite do dia 30 de outubro, a  12ª edição da Casa Cor Mato Grosso, maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Mais de 30 profissionais sob inspiração do conceito deste ano, mostraram requinte, criatividade, inovação e muita beleza, em cada detalhe. Os empreendedores: Vagner Giglio, Emili Ayoub Giglio e Marcelo Ayoub Giglio, escolheram para esta edição o espaço de 2 mil metros quadrados dentro do Shopping Estação Cuiabá, que foi recentemente inaugurado.

Na noite especial de abertura, 60 profissionais da imprensa mato-grossense e membros da Academia de Arquitetura e Urbanismo fizeram uma visitação e elegeram alguns ambientes em votação. O ambiente escolhido pela imprensa  foi o Club House, projetado pelos profissionais André Mann e Nathalie Schmaltz. Já júri técnico votou em cinco categorias. Para “Melhor Espaço” o ambiente escolhido foi Loft do Casal, projetado por Vanessa Koehle e Andrea Bidóia. “ Melhor copa ou cozinha” ficou com o arquiteto Ivã Guimarães, o 'Refeitório dos Amigos', a arquiteta Isis Dantas venceu na categoria “Melhor lavabo / banheiro”, .e o eleito como “mais original” foi “Recanto na Chapada” criado por Marlom Aguiar, e a “Melhor Suíte” foi projetada por  Luciana Duarte com a “Suíte do Bebê”.

Na abertura quem mostrou muita resiliência teve homenagem especial e as flores foi a forma de gratidão que os organizadores da Casa Cor Mato Grosso encontraram para homenagear a arquiteta, Erika Queiroz. No incidente que ocorreu no Shopping Estação, logo que foi inaugurado, destruiu alguns ambientes e foi demonstrado muito companheirismo nos seis dias de reconstrução. Erika Queiroz teve profissionalismo e compreensão, pois seu ambiente teve que ser totalmente refeito em função do incidente.

O Portal Rosa Choque percorreu os ambientes e traz alguns flashes. A reportagem ouviu alguns profissionais, e todos de uma forma muito especial expressaram o quanto o tema norteou seus projetos.O Clube House, de André Mann e Nathalie Schmaltz encantou, eles rouxeram para o espaço um ambiente algre, moderno e inovador, com uma mesa suspensa e cheia de luminosidade, além de um telão gigante que parecia flutuar no alto do ambiente, geladeiras que lembram uma das mais famosas marcas de automóveis, e muito agradou convergindo com as várias formas e cores, em 48,47 metros quadrados, foi realmente uma delicada sensação de invasão da natureza entrelaçada entre o clássico e o moderno,  com muitos detalhes de iluminação, materiais orgânicos com suas texturas e tons terrosos e materiais clássicos como o couro e o veludo. Uma inovação que agradou a imprensa.

O Loft do Casal, criado pelas arquitetas Andréa Facchin Bidoia e Vanessa Bressan Koehler, reuniu conforto e elegância em um espaço compactp e sofisticado. As arquitetas utilizaram referências européias. 
no espaço de  96,71m² marcado pelo uxo e  contemporaneidade. O jardim trouxe vida ao ambiente e contrapos a sobriedade dos móveis em linhas retas e tons escuros. A ideia foi tornar o espaço elegante, acolhedor além de  convidativo. O diferenciail do espaço, elencados pelas arquitetas foi o  mobiliário contemporâneo, peças personalizadas exclusivamente para a Mostra.

 

Quer coisa mais cheia de vida que o amor? E foi dentro deste sentimento, e mostrando o quanto os opostos se atraem, que duas profissionais, premiadas da CASACOR Mato Grosso edição 2016, a designer de interiores, Andressa Borsato e a lighting designer, Zilda Zompero se uniram para conceber o Loft dos noivos, que recebeu o sugestivo nome de  “La Vie en Rose", e foi inspirado numa poesia muito sugestiva de Içami Tiba, e no sucesso eternizado pela grande cantora francesa, Edith Piaf. Até champagnhe personalizada tem no ambiente, para aquecer a atmosfera da paixão a que remete.

Na estréia para convidados o Loft dos noivos foi muito visitado e elogiado, inclusive pela primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e pelos presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Junior, e da Acomac- Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso, Gustavo Nascimento. As profissionais estão muito felizes com o sucesso já anunciado, pois “ La Vie en Rose", já desperta a curiosidade.

 

Um dos destaques é a iluminação, toda da Eletro Fios,  primorosa e inovadora, o lustre do designer goiano Léo Romani, é uma peça contemporânea, simplesmente esplendorosa e elegante, e a luminária Lavi, feita pelas profissionais exclusivamente para a mostra, disse  Zilda Zompero, e remete ao equilíbrio do casal.

Outras inspirações

Bem ao lado de “La Vie em Rose” está outro ambiente muito inspirador, o “Recanto da Chapada’’ no qual a poesia e a natureza se abraçam em formas e objetos, grande parte confeccionados pelas mãos sensíveis do arquiteto Marlom Aguiar. Suas peças autorais  combinam com o ambiente litero estético. Uma viagem entre o canto dos pássaros, paisagens dos paredões, mirante e acesso as margens do Rio Cuiabá.

Inspiração também não faltou para a arquiteta de interiores, Patricia Gondim que concebeu o projeto “Sala Viva”, que remete ao aconchego e a volta da convivência familiar num ambiente integrado. A profissional teve na concepção uma pegada clássica, com leveza e atemporalidade.  Livros, entre delícias do espaço gourmet e living. Tudo em perfeita harmonia. Um ambiente sofisticado, bonito e muito atraente.

A roda viva, a competição, a interatividade e integração entre amigos. As profissionais Neila Curvo, Maridilza Aquino e Susana Furlanetto conceberam a “Sala de Jogos”, e o visitante se surpreendeu de como elas desenvolveram o projeto harmonioso, com estilo e beleza num espaço de entretenimento. Muitas das peças foram autorais, disse Maridilza Aquino, designer de interiores. Foi também usado na decoração  uma peça premiada em Milão, um belíssimo tapete, que segundo a arquiteta Neila Curvo foi trazido para o ambiente, de uma designer de São Paulo, pela Santa Mônica.

Itamara Cenci, Jessica Fiorenza e Elizangela Poltronieri conceberam a Suite do Menino, e duas das profissionais se inspiraram na própria vivência com seus filhos. A tecnologia se mescla com o funcional e confortável. Como o conceito sugere a vida, as profissionais optaram por um grande painel que retrata o big bem, fenômeno que há 15 bilhões de ano deu origem ao universo, com sua aglomeração de moléculas que resultaram na vida. Um ambiente projetado para o  jovens meninos, pré-adolescentes e adolescentes, ter seu espaço próprio para descansar, estudar e receber amigos. “Um local estimulante, funcional e confortável”, deixam claro as profissionais.

Flávio Mello mostrou como um espaço de 43 metros quadrados pode ser ideal para se viver com conforto e muita classe. Concebeu para a construtora GMS, um espaço muito interessante o Advanced Studio, que incluiu peça autoral um leão que ostenta na entrada, e que muito elogios tem recebido.

Pense num lugar para viver e sonhar. O quarto do bebê, projetado pela arquiteta Luciana Duarte, foi premiado na noite de abertura, chega a ser indescritível pelo encantamento que sugere. Muitos dos materiais utilizados no ambiente foram confeccionados conforme o projeto, a exemplo do papel de parede freito pela Orlean, e os tapetes delicados produzidos pela Santa Mônica. O berço que parece ter saído de um conto de fadas, segundo a arquiteta é de Sérgio Matos, destacado designer mato-grossense, premiado em Milão, e conhecido mundialmente. No ambiente uma mistura de luz, couro, madeira e pedra.

Na casa viva, o lema é estar junto, e dentro desta pegada, Juliana Cascaes projetou a sala de jantar, com finos acabamento,  e peças produzidas por designers famosos,  a exemplo da mesa em mármore nos tons verde e rose, que tornou o ambiente sofisticado. A primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro confidenciou que até gostaria de ser convidada para um jantar no ambiente, no estilo, que ela adorou. Contrastou muito bem com o piso em madeira, o piso em madeira e o  revestimento da parede castelatto com a textura calacatta que se encontra em alta na arquitetura e decoração. No mesmo ambiente uma sala de estar, na qual antes do jan tar pode-se tomar um bom vinho e conversar agradavelmente.

Um outro ambiente encantador foi projetado por Isis Dantas, o lavabo social, que reúne sofisticação e e sobriedade, muito amplo, com 26 metros quadrados, todo piso em porcelanato  acetinado, e com poucos elementos na decoração, sendo o destaque um jardim de orquídeas e a delicadeza dos metais.

Talvez poucas pessoas, se é que existem, não gostem de um Home Theater   para seu deleite ao chegar em casa e para as horas de lazer. A arquiteta,  Ana Carolina Gori trabalhou muito com o minimalismo. No ambiente uma série inovações e tendências, e alguns destaques  para os moveis assinados por designers reconhecidos, a exemplo de Sérgio Rodrigues que ela citou como um ícone no designer e da premiada Cláudia Moreira Sales.

Um ambiente muito alegre para se ouvir boa música, tomar um bom vinho e tudo cercado de muitos livros para estimular a leitura dos amantes da gastronomia,  foi projetado pelo arquiteto Ivã Guimarães, no “Refeitório dos Amigos”, ambiente também premiado.  Na comunhão entre o convívio ativo de congraçamento em torno de delícias gastronômicas o profissional pensou em descontração, a partir do nome escolhido. “Não quis usar espaço gourmet, mas algo que remetesse aos amigos estarem mais juntos”. Muitas poesias, com textos autoral foram colocados na parede, uma forma de também se deliciar com as palavras.

E falando em delícias, que tal fechar a noite com  jantar no “Le Jardin Dior”, restaurante projetado pela premiada arquiteta Camila Borim? Ela retratou com muita fidelidade , um ambiente floral, muito encantador, para se apreciar ainda mais a gastronomia de boa qualidade.

 

Casa Cor Mato Grosso 2018 - Lista de ambientes e profissionais

Foyer - Milena Lima Vilela Niemeyer

Varanda Gourmet - Ilana Santiago

Living - Ilana Santiago

Refeitório dos Amigos - Ivã Guimarães

Home Theater - Ana Carolina Gori

Escritório - Marina Martelli

Lavabo Social - Isis Dantas

Sala de Jantar - Juliana Cascaes

Espaço Vivet - Ariane Karise Entringer e Patrícia Rossetto

Sala Viva - Patricia Gondim

Sala de Jogos - Neila Curvo, Maridilza Aquino e Susana Furlanetto

Med Point - Emili Ayoub Giglio

Suíte Rapaz - Elen Preza

Suíte Casal - Leli Esteves Kara

Quarto do Bebê - Luciana Duarte

Suíte Moça - Erika Queiroz

GMS Advanced Studio - Flavio de Mello

Suíte Menino - Itamara Cenci, Jessica Fiorenza e Elizangela Poltronieri

Recanto na Chapada - Marlom Aguiar

La Vie em Rose - Andressa Borsato e Zilda Zompero Pazini

Loft Manhattan - Karolina Boaventura e Vitor Hugo Barros

Loft no Manso - Vanessa Koehle e Andrea Bidóia

Sala de Convivência - Adriana Bussiki

La Vie Et Belle - Thiago Alencar

Clube House - André Mann e Nathalie Schmaltz

Grand Lounge - Mara Dalcanale

Le Jardin Dior - Camila Borim

Projeto 27 - Renata Ayoub Giglio

Fachada – Eduardo Garcia